Explicando os logotipos dos principais Sistemas Operacionais

Parte essencial de qualquer marca e sua imagem é a expressão dessa imagem dada por seu logotipo. Será o principal pilar encarregado de identificar inequivocamente determinada empresa. Nós todos sabemos que o pinguim representa o Linux, o lagarto ao SUSE e a esfera "no estilo transformers" lembra-nos do Chrome OS. Mas, que histórias estão por trás desses logotipos? Confira algumas explicações e curiosidades dos logotipos utilizados pelos principais sistemas operacionais do momento.

O logotipo do Windows. É um dos mais conhecidas em todo o mundo. Ele foi criado com o Windows 3.1 no início dos anos 90, uma concepção totalmente quadrada até que o XP veio em 2001 e decidiu dobrar as bordas para dar a sensação de uma bandeira que simboliza a exploração e descoberta.

O pinguim Tux. Se existe um famoso pinguim na grande rede, sem dúvida é o Tux, o mascote oficial do kernel Linux. Foi uma escolha pessoal de Linus Torvalds, o nome do animal é um acrônimo para (T) orvalds (U) ni (X).

O Círculo de unidade do Ubuntu. À primeira vista parece que o logotipo do Ubuntu é um simples círculo vermelho, laranja e amarelo com alguns pontos. Agora olhe direito e você verá que realmente são três pessoas em um círculo de mãos e se destina a representar unidade, que está também relacionada com o nome do sistema operacional. Ubuntu é um termo Africano que descreve solidariedade e compaixão.

A esfera do Chrome OS. Ainda não está confirmado, mas é provável que o Google Chrome OS tome emprestado o Logo do navegador Google Chrome, talvez com pequenas alterações, mantendo a estrutura básica. O logotipo é uma esfera de quatro cores com aspecto "robotizado" e poderíamos dizer que é influenciada por vários outros. A partir do Windows (cores), as "Pokeballs" de Pokémon ou o jogo da memória Simon. Por outro lado é uma poderosa imagem, ela tenta imitar o olho humano, o que significa conhecimento e visão.

O homem misterioso da RedHat. É precisamente a idéia de mistério que querem passar com o logotipo do sistema operacional aberto. Por outro lado conta-se que o pai de Marc Ewing, um dos fundadores da empresa, deu-lhe um chapéu vermelho e branco (o oficial dos jogadores de lacrosse da Universidade de Cornell) que não era removido sequer para ir ao banho e, assim, nascia a idéia para o nome da distribuição e o logotipo (existem várias versões dessa história).

A maçã do Mac OS X. A principal marca da Apple é, sem dúvida, a maçã com uma mordida de um lado, mas em 2001 o pessoal de Cupertino decidiu mudar radicalmente e introduzir um X maiúsculo com um aspecto metálico para representar o seu sistema Mac OS X. A letra X tem um estilo polido e brilhante para representar um radical novo sistema operacional com menus metálicos e visual simples.

O camaleão Geeko. O mascote oficial do kernel do Linux é um pinguim como indicado. Bem, o software livre gosta dos animais e para o SUSE o logotipo escolhido foi um camaleão. Os usuários o batizaram de Geeko, uma união da palavra geek e gecko (um pequeno lagarto que vive em ambientes de clima temperado).

Alguma preferência? Eu ficaria com o do Windows e do Google Chrome OS pelo visual, quanto ao significado, creio que o Ubuntu ganha, pena que nem todos os usuários compreendem a mensagem.

Fonte: Forum PCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: