Regras para a web pela rede elétrica em discussão.

A diretoria colegiada da Aneel aprecia hoje (18/08 ), as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC). A regulamentação delimita o uso das redes elétricas de distribuição para fins de telecomunicações. O emprego da tecnologia possibilita novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente.

A economia com a utilização da atual rede será repassada aos consumidores que serão beneficiados com a apropriação de parte dos lucros adicionais obtidos por meio da cessão das instalações de distribuição, em benefício da redução das tarifas.

Entenda o que é o Power Line Communications (PLC)

O que é PLC?

O Power Line Communications (PLC) é um sistema de telecomunicações que utiliza a rede elétrica como meio de transporte para a comunicação digital e analógica de sinais como Internet, vídeo e voz, caracteriza-se pelo compartilhamento de infra-estrutura. Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de Internet ou TV por assinatura.

As distribuidoras de energia poderão realizar o serviço de Internet?

Não. De acordo com a legislação do setor elétrico, as concessionárias só podem prestar serviços de distribuição de energia, portanto não podem operar diretamente os serviços de Internet. Se optarem por entrar no negócio, terão de criar uma subsidiária com esta finalidade.

Quando o uso dessa tecnologia é permitido pelas distribuidoras?

O uso da tecnologia pelas concessionárias só é permitido para as atividades de distribuição de energia elétrica a exemplo da incorporação dos serviços de telemedição (leitura remota de medidores), corte e religamento à distância; supervisão do fornecimento e da qualidade da energia; controle das perdas técnicas e comerciais e monitoração remota das redes elétricas. Outra permissão é destinada à aplicação em projetos sociais, com fins científicos ou experimentais.

Quem vai se beneficiar com essa tecnologia?

Toda a sociedade. A Anatel prevê que haverá redução de custos aos consumidores de energia elétrica que serão beneficiados com a redução da tarifa. Outro benefício é a utilização da rede elétrica para a inclusão digital, pois a penetração do serviço de energia elétrica é maior que o de telecomunicação.

Fonte: Forum PCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: