Amazon, Microsoft e Yahoo! contra o Google

A Amazon, Microsoft e Yahoo! formaram uma coalizão para combater o acordo realizado entre o Google e as principais editoras dos Estados Unidos que prevê a publicação de livros digitais.

Nomeada como Open Book Alliance (Aliança para Livros Abertos), o grupo tem como líder o Internet Archive, que considera a ação do Google uma tentativa de monopolizar o sistema de bibliotecas. Segundo, Brewster Kahle, do Internet Archive: “Se esse acordo se concretizar, o Google será ‘A’ biblioteca, a única biblioteca”.

Em 2008 o Google fechou acordo com editoras e autores que acusavam a empresa de violar direitos autorais com a digitalização de livros. A parceria resultou no pagamento de US$125 milhões e na criação do Book Rights Registry, que remunera os responsáveis pelo conteúdo editorial (70% do valor das vendas é direcionado para os autores).

A empresa também conquistou a autorização para publicar livros que não possuem detentores de direitos autorais. Essas obras totalizam de 50% a 70% dos livros publicados desde 1923.

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: