Informações sobre o GMA dentro do Core i3

Como vocês já sabem, uma das novidades do futuro Core i3 é a integração de uma GPU no mesmo package que o processador. O IGP será gravado em 45 nm, enquanto que o processador utilizará um processo de gravação de 32 nm.

O IGP integrado dentro do package é do mesmo tipo utilizado dentro dos chipsets atuais: um modelo da (grande) família dos GMAs. Baseado no GMA X4500 HD. Segundo as primeiras informações, o GMA integrado oferecerá mais potência (com a passagem de 10 para 12 processadores de fluxo), mas a freqüência deverá variar em função do processador: enquanto que um GMA X4500HD funciona a 800 MHz num PC desktop (entre 320 e 640 MHz nos portáteis), o IGP funcionará a 533 MHz (sobre o Pentium Nehalem), 733 MHz sobre os Core i3 e i5 e 900 MHz sobre o Core i5 661. Outro ponto interessante é que a Intel integrou o seu motor de descompressão de vídeo dentro do IGP, mas ele foi melhorado: enquanto que o GMA X4500 HD dispõe de uma única unidade, os Core ix terão duas (assim como o Larabee). A utilização de duas unidades permitirá a decodificação de dois fluxos de vídeo simultaneamente, o que é interessante com alguns Blu-ray, dotados de um bônus em vídeo. Atenção, o Pentium G6950, que será um processador de entrada, não será capaz de decodificar os fluxos de vídeo via hardware.

Na prática, os primeiros testes mostraram que o GMA integrado dentro dos Core i3 é mais rápido do que o atual GMA X4500 HD (entre 1,5 e 2x mais), mas que ele é incapaz de alcançar o chip GeForce 9400M da NVIDIA. Uma vez que a companhia do Camaleão deverá oferecer dentro de alguns meses uma versão mais rápida do 9400M, ele deverá manter, e de longe, a coroa do IGP mais rápido para a plataforma Intel. No entanto, o GMA dos Core i3 será « gratuito » e suficiente para a maioria dos usuários, enquanto que o chip da NVIDIA tem um custo adicional que não pode ser ignorado (supondo que a NVIDIA possa oferecer um IGP para o Core i3/i5).

Fonte: ForumPCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: