Microsoft WhiteFi: um novo padrão para redes sem fio?

Enquanto a maioria dos usuários de redes sem fio ainda nem migrou para o padrão 802.11n draft, pesquisadores da Microsoft e da Universidade de Harvard já estão explorando um novo tipo de Wi-Fi.

Ao invés de operar na mesma frequência dos sinais Wi-Fi atuais, a Microsoft está testando a transmissão dos sinais sobre "espaços em branco". Estes espaços em branco fazem parte do espectro de rádio que era usado anteriormente para transmissão de TV analógica nos EUA.

A Microsoft publicou um documento que explica o uso de rede nos espaços em branco do espectro UHF e como isso difere do Wi-Fi atual na variação espacial, variação temporal e fragmentação do espectro UHF.

Batizado como "WhiteFi", o método incorpora um novo algoritmo de atribuição de espectro adaptável para lidar com a variação e fragmentação do espectro UHF e propõe um novo protocolo para lidar com a variação temporal.

Se esta tecnologia se provar viável ($), no futuro o alcance do sinal Wi-Fi poderá ser medido em quilômetros ao invés de metros.

Você pode fazer o download do documento da Microsoft em PDF aqui ou pode ler um artigo bem mais técnico sobre o assunto no site Dailywireless.

Fonte: Baboo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: