Saiba como se proteger de ameaças no Twitter

Com a popularização do Twitter no mundo e no Brasil, é cada vez mais comum que o site seja utilizado com fins maliciosos, como propagação de spam ou vírus. Um dos fatores que facilita esta prática são os serviços de encurtamento de URL (como TinyURL, MigreMe e derivados), que mascaram o endereço real dos sites. Assim, o usuário desavisado e desatento acaba por clicar em endereços maliciosos que podem afetar seu computador.

Visando esta realidade, a BitDefender divulgou hoje uma lista de medidas que devem ser tomadas pelos usuários do Twitter para que evitem cair nessas armadilhas. Alguns dos tipos mais comuns de spam no Twitter incluem:

1. Tweet spam: Vem de alguém que o usuário está seguindo e todos que seguem esse usuário verão o tweet.

2. Mensagem Direta: É enviado por alguém que o usuário está seguindo e somente ele verá a mensagem.

3. ReTweet Spam: São réplicas de tweets legítimos, mas com URL maliciosos.

4. Tendências de Assunto de Spam: Utiliza temas comuns de mensagens verdadeiras, mas com URLs maliciosas, como por exemplo: A morte do Michael Jackson.

5. Spam de Seguidores: Acontece quando o perfil do usuário recebe um monte de seguidores desconhecidos. Se usuário começar a segui-los, dentro de uma semana eles deixam de seguir o usuário. Normalmente, esses perfis são programados para adquirir o maior número de seguidores possível antes de iniciar um disparo de spam.

De acordo com a BitDefender, os usuários do Twitter podem se proteger de cair em armadilhas de spam usando as cinco dicas abaixo:

1. Instale uma solução de segurança abrangente no computador, de preferência uma suíte com antivírus firewall e filtro de phishing.

2. Siga o perfil spam no Twitter: http://twitter.com/spam. Os usuários podem encontrar bons conselhos neste perfil. Por exemplo, um post recente afirma: “Se você deu seu login e senha para o TwitViewer, sugerimos que você mude sua senha agora. Obrigado!"

3. Não clique em todos os links que receber.

4. Desabilite a opção “seguir de volta automaticamente”. Isso permitirá saber todas as pessoas que está seguindo

5. Certifique-se conhece as pessoas que está seguindo.

Fonte: Adrenaline

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: