Algumas novidades sobre o Power7

Apesar da arquitetura PowerPC ter morrido na informática de grande público (ela subsiste dentro dos embarcados e nos consoles), os processadores Power ainda são muito utilizados dentro dos servidores e outros supercomputadores. E o Power7, que deverá substituir o atual Power6, se mostrou um pouco mais.

O Power6 é um processador dotado de dois núcleos, e cada um deles é capaz com um barramento de 80 GB/s. Finalizando, a frequência da sua última versão (Power6+) atingiu os 5 GHz. O Power7, sobre o qual ainda se conhecem poucas coisas, deverá oferecer quatro, seis ou oito núcleos e as primeiras informações falam de quatro threads por núcleo. Consequentemente, passando de 4 threads por CPU (no máximo) para 32 threads. A frequência deverá ser do mesmo tipo (cerca de 5 GHz), mas o barramento do cache deverá aumentar: a companhia espera poder atingir mais de 300 GB/s. Finalizando, este chip também contará com um controlador de memória de oito canais (DDR3). Este processador deverá ser um sério concorrente para o Magny-Cours da AMD (12 núcleos) e para o Nehalem-EX da Intel (8 núcleos).

De qualquer modo, vale lembrar que o PowerPC e o Power são muito parecidos, mas não idênticos, e que um dos PowerPC mais avançados (o G5, aliás, 970) é derivado da arquitetura Power4.

Fonte: Forum PCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: