Internet completa 40 anos

No dia 2 de setembro de 1969, dois computadores na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, trocaram as primeiras informações entre si durante um teste da rede militar experimental ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), considerada como o "embrião da internet".

Algumas semanas depois, o servidor da UCLA conseguiu se comunicar pela primeira vez com outro servidor localizado no Instituto de Pesquisa de Stanford. Com o tempo, a necessidade de conectar as informações com os sistemas operacionais resultou na criação do protocolo TCP/IP nos anos 70.


Mapa lógico da ARPANET em março de 1977

Mas a internet como a conhecemos hoje existe graças ao físico britânico Tim Berners-Lee, que criou a World Wide Web na década de 90.

Originalmente, a World Wide Web foi criada para permitir que milhares de cientistas ao redor do mundo trocassem informações, visualizassem e comentassem sobre as pesquisas a partir de qualquer lugar. Junto com a internet vieram serviços como o Napster, que foi responsável por popularizar o compartilhamento de músicas na rede.


Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web

Mas a criação da internet não trouxe somente coisas boas. O spam, por exemplo, foi criado em 1994 por dois advogados fazendo propaganda de seus serviços de "green card lottery", o conhecido programa de distribuição de vistos norte-americanos. Tempos depois o spam evoluiu de um simples método incômodo de propaganda para algo bem pior: o phishing (onde golpistas usam e-mails falsos para enganar os usuários).

Mesmo com todos os problemas, hoje a internet já conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo e cada vez mais surgem novas tecnologias que visam melhorar a experiência de navegação de seus usuários.

Fonte: Baboo

Publicado em Outros. Tags: , . Leave a Comment »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: