10 MB de cache para o Magny-Cours?

Há alguns dias surgiram algumas informações sobre a próxima CPU para servidores da AMD, o Magny-Cours. O processador dotado de 12 núcleos deverá permitir a companhia lutar contra a Intel e o seu futuro Nehalem-EX, dotado de apenas 8 núcleos, mas ajudado pelo HyperThreading. Enquanto que o Istambul (dotado de 6 núcleos) e todos os processadores em 45nm high end da AMD possuem 6MB de cache L3, o Magny-Cours aparentemente dispõe apenas de 10 MB (ou seja, duas vezes 5 MB). Um erro do CPU-Z? Não, pois esta é a tecnologia HT Assist da AMD.

A Intel tem o seu HT, o Hyper Threading, e a AMD por sua vez tem o HT Assist. Aqui o HT significa HyperTransport e esta é uma tecnologia que permite diminuir a carga sobre o bus HyperTransport de uma configuração com várias CPUs. No geral, a tecnologia permite a sincronização dos caches e ela evita que uma CPU efetue um pedido para todas as CPUs para um dado voltado diretamente para esta última até o bom cache (ou suprimindo este dado se ele não está presente em nenhum cache). Infelizmente esta tecnologia tem um custo, pois apesar dela melhorar o barramento disponível, mas ela precisa de um pouco de cache L3: sobre um cache de 6 MB, 1 MB é utilizado. Basicamente destinada aos processadores da família Istambul (6 núcleos), ela só é ativada em máquinas com 4 ou 8 sockets. Mas com o Magny-Cours, que na prática é uma CPU composta de dois dies do Istambul, a tecnologia HT Assist é ativada a partir da utilização de duas CPUs (o que de fato equivale a quatro Istambul) e, conseqüentemente, numa máquina dotada de dois Magny-Cours, uma parte do cache será utilizada para o HT Assist.

A validação CPU-Z publicada recentemente provem de uma máquina dotada de duas CPUs, com apenas 10 MB de cache de nível 3. Sobre uma máquina dotada de uma única CPU, o valor esperado — 12 MB — estará presente.

Fonte: Forum PCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: