Nokia N97 chega ao mercado

A Nokia está lançando no mercado o aguardo Nokia N97, smartphone que compete diretamente com o iPhone, da Apple, contendo um teclado físico e uma tela sensível ao toque personalizada.  O aparelho possibilita a utilização de serviços como Comes With Music, Nokia Mapas, Nokia Messaging e outros serviços Ovi, como a Ovi Store.  O Nokia N97 já está disponível pela loja online da Nokia (www.nokia.com.br/loja) , na Nokia Store SP e em breve será apresentado também em parceria com operadoras.

Em breve você confere uma review completa do Nokia N97 aqui na Adrenaline, mas por enquanto confira a descrição das funcionalidades do “bichinho” tiradas diretamente do release de imprensa enviado pela Nokia:

Widgets em ampla tela

A inovação do Nokia N97 começa pela tela inicial: é possível personalizar o amplo display de 16:9 e 3,5’’ com o melhor da web e de widgets.-miniaplicativos que rodam em segundo plano e oferecem acesso a diversas funções, conectadas à web ou não. Isso inclui redes sociais, como Facebook, informações sobre previsão do tempo e últimas notícias, entre outros. Os widgets podem, inclusive, “conversar” com o GPS e bússola digital embarcados no Nokia N97. Dessa forma, o widget consegue detectar sua posição geográfica e oferecer conteúdo de interesse local para o usuário. Também podem ser adicionados itens como tocador de música, calendário e barra de contatos favoritos.

O desenvolvimento de alguns dos widgets do Nokia N97 conta com uma contribuição brasileira. Trata-se do trabalho do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), grupo independente que trabalha com soluções tecnológicas em comunicação móvel. O INdT, que possui sedes no Recife e em Manaus, criou widgets usados no Nokia N97 em parceria com o Forum Nokia, como o das redes sociais Hi5 e Friendster. Para tanto, foi necessário um trabalho que durou cerca de nove meses e envolveu uma equipe de 10 pessoas. “O desenvolvimento de widgets vem crescendo no mundo todo e o Brasil já tem expertise e pessoal capacitado para o desenvolvimento deste recurso”, afirma Angelo Nicolay, gerente de projetos do INdT.

Comes With Music e Nokia Mapas

Desde 2007, quando a Nokia anunciou uma mudança estratégica em seu perfil de negócios e passou a atuar também como uma empresa de Internet, seus produtos têm sido lançados cada vez mais integrados com esse novo foco. No caso do Nokia N97, essa posição atinge novos níveis. Diversos serviços da Nokia estão presentes no Nokia N97 – outros podem ser instalados, de acordo com o perfil do usuário. Entre eles, o Nokia Mapas e o Nokia N97 vem com uma licença de navegação orientada por voz para o Brasil de três meses. O aparelho, que vem além do GPS com uma bússola digital integrada, tem acesso a mapas de mais de 200 países e 15 milhões de pontos de interesse em todo o mundo.

A música também é outro ponto forte deste icônico produto. A edição brasileira do Nokia N97 virá com uma licença do Comes With Music, serviço inovador que permite o download ilimitado, por 1 ano, de um catálogo de mais de 5 milhões de músicas, incluindo todas as grandes gravadoras globais além de selos locais e independentes. Apenas países selecionados receberam o Comes With Music integrado ao Nokia N97, sendo o Brasil um deles. “Tomamos essa decisão por ver que o mercado brasileiro recebeu muito bem a proposta do Comes With Music, apresentado inicialmente no Nokia 5800”, explica Fiore Mangone, diretor de vendas de Serviços da Nokia.

Com o Comes With Music, durante 12 meses o consumidor pode baixar quantas faixas quiser pelo aparelho ou por um computador cadastrado sem pagar nada por isso*. Ele também pode transferir as músicas do PC para o telefone ou vice-versa. Após o término da licença, ele mantém todas as canções que baixou.

O áudio do Nokia N97 ainda pode ser enviado para outros dispositivos. Por meio da tecnologia Bluetooth A2DP estéreo, ele pode ser pareado com o viva-voz  do carro ou outros acessórios musicais compatíveis. Também é possível usar o transmissor FM embutido, que reproduz o som em estações FM previamente sintonizadas. O tocador de música do Nokia N97 aceita os formatos MP3, AAC, eAAC, eAAC+ e WMA.

“O Nokia N97 mostra o caminho que vem sendo seguido pela indústria e pelos consumidores. Cada vez mais, as pessoas procuram um dispositivo compacto, conectado e que traga, de forma rápida, acesso ao que é mais importante em sua vida”, afirma Fernando Soares, gerente de portfólio.

Web

Navegar pela Internet é bastante simples e fácil com o Nokia N97. A tela widescreen exibe animações em flash, faz streaming de vídeos e acessa a web como em um computador. O navegador gerencia favoritos, histórico de páginas visitadas e oferece opção de copiar e colar conteúdos. Fotos podem ser enviadas diretamente pelo telefone para sites de compartilhamento como Ovi Share ou Flickr, da mesma maneira que posts podem ser criados em blogs a partir do telefone. Os comandos podem ser acionados diretamente pressionando a tela ou pelo teclado físico.

Na categoria imagem, uma câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss (mesma de câmeras profissionais) e flash LED duplo garante imagens em ótima qualidade. A gravação de vídeo é feita no modo widescreen (16:9) em qualidade similar a DVD (30 quadros por segundo), também com iluminação LED.

Segurança

Para proteger o usuário, o Nokia N97 oferece uma função de bloqueio remoto do aparelho. Caso o telefone seja roubado ou perdido, é possível bloquear o acesso a suas funções com o envio de uma mensagem SMS ao número do celular.

O Nokia N97 chega ao mercado brasileiro em setembro pelo preço sugerido de R$ 2.399,00 (valor sem subsídio).

Fonte: Adrenaline

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: