Descubra até os mais ocultos segredos do seu computador com Windows

Utilitário gratuito faz um profundo inventário do PC e é capaz até mesmo de descobrir o número de série de programas instalados. imagem

Mesmo os mais experientes usuários de PCs vez por outra passam por um problema comumente enfrentado por quem gerencia computadores nas empresas: como saber exatamente quais componentes de hardware, drivers e software cada máquina possui.

Para quem não costuma fazer atualizações com frequência, esse é um problema menor. Mas, seja por falta de recursos ou por que o equipamento atual ainda é capaz de fazer o que se precisa – muitas pessoas e um número enorme de micro e pequenas empresas possuem máquinas que já passaram por algum tipo de upgrade ao longo de sua vida útil, com troca ou adição de algum componente, substituição de drivers e instalação de novos aplicativos.

Existem muitas ferramentas gratuitas que auxiliam na realização de inventários, ou seja, na identificação de componentes de hardware e até mesmo de softwares dos PC, como o Spiceworks, o SANDRA e o PC Wizard. São todos utilitários muito bons nas áreas em que atuam.

Mas quem deseja algo capaz de fazer o que todos esses outros aplicativos fazem de forma integrada deve conhecer o Belarc Advisor. este aplicativo gratuito será um ferramenta muito útil na realização de inventários, principalmente para aqueles que precisam fazer isso com frequência, como gerentes de TI e infraestrutura. Com este freebie, nada no PC ficará oculto – exceto, talvez, algo que já não esteja funcionado adequadamente.

No que se refere ao hardware, o Belarc Advisor inclui informações sobre a placa-mãe, CPU e placa-gráfica (caso tenha uma instalada), disco rígido (bem como espaço livre disponível), drivers existentes (e sua versão), versão do Windows instalada e respectivos atualizações, demais softwares instalados e se existem patches disponíveis ou riscos de segurança por desatualização.

imagem

Todas essas informações são fornecidas de forma organizada e, acreditem, ele consegue identificar até mesmo as chaves (keys) de ativação dos aplicativos instalados que as possuem. Esta funcionalidade, aliás, é um dos pontos fortes da ferramenta, principalmente para os mais desorganizados que não costumam guardar os discos de instalação e demais documentos que contêm tais dados.

Uma versão paga desta ferramenta oferece recursos ainda mais avançados para gerentes de redes. Mas para as necessidades do dia a dia, a versão gratuita é mais do que suficiente.

Um único porém: o Belarc Advisor precisa ser instalado na máquina em que será executado. Se houvesse uma versão portátil, que se pudesse levar em um pendrive, as coisas se tornariam muito mais fácies, além de um função que permitisse vasculhar o registro de sistemas que não dão boot (inicializam).

Visite o Site Belarc
Faça o Download do programa

Fonte: GameVicio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: