[IDF 2009] Intel revela chip para TV digital

A Intel revelou hoje o processador Atom CE4100, o novo System-on-Chip (SoC) da  família de processadores de mídia projetada para levar o conteúdo e os serviços da Internet para TVs digitais, DVD players e decodificadores avançados.

O CE4100 (à direita) ao lado do C3100  (à esquerda), na mão de Eric Kim, executivo da Intel

O processador CE4100, anteriormente conhecido pelo codinome “Sodaville”, é o primeiro SoC de 45nm para eletrônicos de consumo (CE, na sigla em inglês) baseado na arquitetura Intel. Ele oferece suporte para aplicativos de transmissão e Internet em um único chip e, segundo a Intel, “possui o poderio de processamento e os componentes de áudio/vídeo necessários para rodar aplicativos de mídia de alta qualidade, como gráficos 3-D”.

Estiveram presentes na apresentação executivos da Adobe Systems, BBC (British Broadcast Company), CBS, Cisco e TransGaming. Essas e outras empresas estão trabalhando com a Intel “para melhorar o conteúdo, os serviços e a infra-estrutura para dispositivos CE conectados”.

A Intel está trabalhando com a Adobe para levar o Adobe Flash Player 10 para a família de processadores de mídia Intel CE, visando otimizar a reprodução de gráficos e vídeo H.264 e habilitar pela primeira vez uma “biblioteca” de conteúdo baseado no Flash para a televisão.

Jogos sob demanda para a TV

O Presidente e CEO da TransGaming, Vikas Gupta, anunciou no Intel Developer Forum um serviço de jogos sob demanda chamado GameTree.tv, que será otimizado para TVs digitais e dispositivos CE conectados e equipados com os processadores de mídia da Intel.

“Na TransGaming, estamos no negócio de permitir que os jogos existentes operem em sistemas operacionais alternativos”, declarou Gupta. “Já que os processadores Intel CE rodam na arquitetura Intel, a migração do PC para a plataforma CE é rápida e fácil”.

O serviço da GameTree.tv oferecerá uma biblioteca de jogos divididos por categorias como esportes, ação e aventura, e fornecerá aos desenvolvedores de conteúdo um kit para o desenvolvimento de software visando apoiar a migração dos jogos existentes e o desenvolvimento de novos jogos baseados na plataforma Intel CE.

Fonte: Adrenaline

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: