Google é acusado de infringir lei de neutralidade de rede pelo Voice.

O Google foi acusado de violar as regras de neutralidade de rede impostas pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC). Em uma carta enviada ao órgão regulador norte-americano, a AT&T afirma que  a companhia de internet bloqueia algumas ligações  do aplicativo Google Voice para reduzir seus gastos na prestação do serviço em regiões remotas, algo que as operadoras de telecomunicações tradicionais não podem fazer. A prática é proibida desde 2007 pela FCC, pois degrada a segurança nas redes de telecom. A proibição, no entanto, cobre apenas as operadoras.

“Pedimos que a FCC exija que o Google respeite as mesmas regras que seus competidores”, escreveu o vice-presidente da AT&T para assuntos jurídicos, Robert Quinn.
A carta surge poucos dias depois de a FCC ter apresentado um projeto de lei que visa a impedir que provedores de acesso à internet bloqueiem ou reduzam o tráfego de usuários que consomem maior quantidade de dados, numa prática conhecida como traffic shaping.
O Google Voice é um aplicativo que permite centralizar em uma única linha o recebimento de chamadas efetuadas para todos os números de telefone do usuário, além de permitir o gerenciamento de mensagens de voz. Recentemente, o Google submeteu o aplicativo à aprovação na App Store, a loja de aplicativos para iPhone da Apple. Apesar de o portal de buscas dizer que a fabricante rejeitou o software, a Apple nega, dizendo que ainda analisa o programa.
Em um post publicado em seu blog, o Google diz que tem conhecimento de que o Voice restringe algumas ligações em áreas rurais, mas afirma que ele não está vinculado às mesmas leis em vigor  para as operadoras tradicionais. O Voice não pretende substituir um serviço tradicional de telefone.
“Não é um serviço de telecomunicações, mas um aplicativo de serviço baseado na web, disponível apenas mediante convite”, declarou o conselheiro de telecom e mídia do Google, Richard Whitt. “As pessoas podem continuar fazendo ligações de suas linhas telefônicas regulares, de qualquer lugar”, completou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: