AMD, A Ponto de Falir?

Segundo o Business Insider, a AMD é um bom candidato para a falência. De fato os analistas da companhia recentemente publicaram uma classificação das "grandes" companhias que estão com problemas financeiros e a AMD faz parte do grupo de 10 companhias que poderão declarar falência.

imagem

Uma notícia que poderá parecer surpreendente para muitos dos nossos leitores, acostumados com as boas críticas dos processadores K10 (e com a sua excelente relação preço/performance) e com a preferência dos usuários pelas Radeon da série 48xx (e brevemente a 58xx, tendo em vista os testes). No entanto, a AMD tem muitas dívidas, cerca de 5 bilhões de dólares, e os analistas não conseguem ver a companhia ganhando dinheiro antes de 2011 (e isso sem esquecer que a AMD passou os últimos onze trimestres perdendo dinheiro). E as ações da companhia, que valiam cerca de 40 dólares há três anos, atualmente não superam os 6 dólares.

A AMD faz bons processadores, mas a pressão da Intel  que dispõe de mais dinheiro e de uma arquitetura mais poderosa obrigou a AMD a baixar os preços: a companhia está longe do tempo quando um Athlon 64 FX custava mais de 900 dólares. E no domínio das placas gráficas, mesmo com a AMD oferecendo produtos que no geral são mais eficientes que os da NVIDIA, a entrada de linha é dominada pela companhia do Camaleão e é neste domínio onde o lucro é obtido, não no segmento das placas high end destinadas aos jogadores, que servem apenas  na prática como vitrine tecnológica.

Evidentemente, a AMD ainda não está num processo de falência, mas a companhia continua indo mal e o seu futuro é cada vez mais sombrio.

Anúncios
Publicado em AMD. Tags: , , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: