Barrelfish: S.O da Microsoft para processadores multi-núcleo

Um dos principais problemas sentidos em alguns sistemas operacionais modernos é a melhora insignificante no desempenho diante do aumento de núcleos de processamento. A Microsoft Research decidiu resolver este problema, e o resultado é um novo sistema operacional, recentemente anunciado.

Barrelfish, esse é o nome do sistema operacional desenvolvido pela Microsoft Research em parceria com a ETH Zurique. Este software é uma evolução de projetos como o Midori e Sungularity, e usa uma espécie de banco de dados para transferir informações entre os núcleos. Como a Intel e AMD estão lançando processadores com cada vez mais núcleos, utilizar estes recursos de forma eficiente será uma responsabilidade crucial dos novos sistemas operacionais. Será importante acompanhar o tipo de melhorias que a Microsoft poderá trazer com o Barrelfish, melhorias que muito provavelmente estarão presentes nos sucessores do Windows 7.

Um detalhe que parecerá surpreendente para alguns é que todo o projeto é Open Source, o que permitirá que qualquer usuário possa conferir todos os detalhes do mesmo.

Fonte: ForumPCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: