"Sabre de Luz" é criada, mas para salvar vidas

O Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos desenvolveu e testou com sucesso uma invenção batizada de faca de plasma (Plasma Knife), para ser usada em procedimentos cirúrgicos.

O objetivo principal da faca de plasma não é cortar, mas cauterizar feridas. Servirá para parar hemorragias de importância considerável causadas por, a exemplo, uma bala ou por estilhaços de uma explosão, evitando mortes por hemorragia no campo de batalha.

O que faz esta faca de plasma de íons é “derreter” a carne, criando assim uma camada de tecido necrótico que obstrui o sangramento. Existem outras alternativas para obter o mesmo efeito, mas a faca de plasma provou ser mais eficaz e mais segura do que todas as demais.

Como o nome sugere, a invenção também pode ser usada como um instrumento cirúrgico de corte, embora não seja a sua função principal. Isso automaticamente nos faz pensar que os sabres de luz vistos na série de filmes Star Wars seja algo viável e, talvez, em pouco tempo vejamos produtos reais.

Fonte: ForumPCs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: