Criador da câmera digital ganha prêmio honorário nos EUA

A Universidade de Rochester, localizada na cidade de Nova York, homenageou o criador de um dos eletrônicos mais utilizados nos dias de hoje.

Steve Sasson (59), inventor das câmeras digitais, recebeu o prêmio honorário “Inovation Award” por ter criado, em 1975, o primeiro protótipo de uma máquina fotográfica digital (com resolução máxima de 0,01 megapixels). Na época, Sasson trabalhava para a Kodak. Pelos direitos da patente de uso, adquirida três anos mais tarde, o engenheiro descreveu seu equipamento como sendo “de sólida percepção e de resposta à luz”.


Sasson (centro) em posse do “Inovation Award”

“A era dos consumidores de filmes fotográficos nasceu em Rochester, na Kodak”, disse o presidente da instituição de ensino, Joel Seligman. “Então é particularmente gratificante que essa nova era de imagens digitais, criada também pela Kodak, seja reconhecida através da inovação de Sasson e seus companheiros de trabalho. Estamos orgulhosos em reconhecer essa importante conquista e estamos ansiosos em deter novas tecnologias inovadoras que irão continuar desenvolvendo esse serviço pelas próximas décadas”, completou.

O reconhecimento de Sasson foi revelado no último sábado em um baquete surpresa, em que Seligan e o vice-presidente da universidade, Paul Burgett, haviam combinado a entrega do prêmio durante o XIV Simpósio PhotoHistory (que acontece a cada três anos), onde historiadores, colecionadores, especialistas em fotografia e comerciantes de diversas partes do mundo estavam em uma reunião periódica informal.

Breve histórico
Steve Sasson naceu no Brooklyn, NY, em 1995 e desde cedo mostrou interesse pela área tecnológica. Quando criança, juntava e agrupava peças descartáveis de televisores e rádios quebrados para construir novos aparelhos de som, transmissores e receptores de ondas de rádio.

Já na Kodak, trabalhou como engenheiro eletrônico e recebeu, em 2001, o também honorário “Estman Award” por extrema inovação. Também foi reconhecido pela Consumer Electronics Association Hall of Fame e pela revista The Economist Magazine por prover produtos de qualidade aos consumidores.

Fonte: Adrenaline

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: