Brasil dará prêmio ao hacker que violar urna eletrônica

Na última terça-feira dia 10, dezenas de especialistas em informática no Brasil, lançaram um “ciberataque” maciço contra o sistema de voto eletrônico que será usado nas próximas eleições presidenciais em 2010.

Não se tratou de um ato de anarquia por parte dos “hackers” brasileiros, mas uma resposta a um convite feito por autoridades do nosso país, que querem testar a segurança do sistema. Cerca de 38 técnicos de informática estão envolvidos nos testes que começaram a ser realizados na terça e serão encerrados hoje, onde se pretende violar os códigos de segurança do software que governa as urnas eletrônicas.

O desafio foi aberto pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que convidou todos os interessados a realizarem uma inscrição para testar o sistema. Entre os interessados figuram alguns funcionários de órgãos públicos como a Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, embora houvesse também empresas privadas e organizações internacionais.

Um dos desafios será o de interceptar a distância o que os eleitores estão lançando na urna eletrônica, e outros participantes tentarão bloquear ou alterar as informações que são registradas pelos eleitores. O TSE anunciou que irá pagar 2.900 dólares para o especialista que mais se aproximar da meta de quebrar o sistema.

O voto eletrônico foi introduzido no Brasil há 13 anos e nas eleições municipais do ano 2000 passou a ser usado amplamente. Atualmente, apenas três países das Américas utilizam o voto eletrônico nas eleições nacionais, Brasil, Venezuela e Estados Unidos.

Fonte: ForumPCs
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: