“Webbook” baseado em Linux é lançado pela Litl

Litl WebBook

A startup Litl, fundada uns dois anos atrás e contando com figurinhas fáceis do projeto GNOME, lançou em fim seu primeiro produto: um “webbook”, ou seja, um notebook voltado para o uso da web. Seguindo a filosofia de que “menos é mais”, o sistema operacional e o hardware foram simplificados para não ficar entre o usuário e a internet.

O aparelho tem só 2GB de memória flash, usada primariamente para cache dos trocentos arquivos (por exemplo, fotos) armazenados remotamente numa conta hospedada pela própria Litl.

O aparelho também se propõe a facilitar o compartilhamento de fotografias, links etc com contatos, embora eu tenha minhas dúvidas quanto a até onde isso vai servir para amigos que não tenham uma conta na Litl.

Uma das características mais interessantes do webbook é a possibilidade de dobrar o teclado para trás da tela, de forma que a ser possível apoiar o notebook “em pé” sobre armários em qualquer lugar da casa. Em nenhum momento o site sugere levar o notebook para fora de casa: é cozinha, jardim, quarto, e por aí vai.

Até porque está claro que o computador não foi feito para trabalhar, e sim para estender a lista de eletrodomésticos da casa. (Por acaso eu mencionei que serve de despertador?) Mesmo assim o hardware é decente, com um processador Atom e 1 GB de RAM. O teclado é bem simplificado, e existe ainda um controle remoto para passar fotos e outras atividades mais simples. A propósito, em vez de uma conexão VGA, o aparelho tem uma conexão HDMI, pensando em ver fotografias da família na TV digital.

Litl WebBook

Na parte do servidor, a Litl usa e abusa de tecnologias consagradas como Google App Engine, Amazon S3 e Django. Os dados do usuários ficam todos no servidor, e são sincronizados continuamente e sem interferência. O sistema operacional é baseado no Ubuntu, com a plataforma GNOME e doses generosas de XULRunner e Clutter, sendo a maior parte do código escrita em JavaScript graças ao GJS.

Mesmo com a forte presença de software livre, o código desenvolvido pela Litl é fechado, e não existe previsão de abertura. Vale a pena ressaltar também que o hardware, o software e o serviço remoto fazem parte de um mesmo pacote, não é possível usar um sem o outro ou vice-versa. Ou seja, na minha humilde opinião, é um aparelho que já nasce morto principalmente por isso.

Fonte: Technodia

2 Respostas to ““Webbook” baseado em Linux é lançado pela Litl”

  1. Tweets that mention “Webbook” baseado em Linux é lançado pela Litl | New Info -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by NewInfo Blog, NewInfo Blog. NewInfo Blog said: Novo Post – NewInfo: “Webbook” baseado em Linux é lançado pela Litl http://bit.ly/4feJrb […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: